
sábado, 28 de março de 2009
Concurso Nacional de Leitura
A Hora do Planeta-28 Março
rticipar neste momento simbólico só tem de desligar o interruptor.Em Lisboa, o Cristo-Rei assim como a Ponte 25 de Abril, o Palácio de Belém, o Mosteiro dos Jerónimos, a Torre de Belém, o Padrão das Descobertas, o Castelo de São Jorge, os Paços do Concelho e o Museu da Electricidade vão ficar apenas iluminados pela luz das estrelas. O Centro Cultural de Belém (CCB) vai desligar as luzes durante 15 minutos. O Ikea vai desligar as luzes exteriores durante uma hora e a Coca-Cola irá apagar todos os outdoors entre as 20h30 e as 21h30.
Em Tomar vão ficar às escuras o Convento de Cristo, a Ponte do Flecheiro, a Igreja da Nossa Senhora da Conceição e o edifício da Câmara Municipal. Em Águeda, para além dos Paços do Concelho, o desligar das luzes estende-se às Piscinas Municipais, ao Mercado Municipal e ao Fórum Municipal da Juventude. Mosteiro de Landim, Casa das Artes, Museu Bernardino Machado e Casa de Camilo são os monumentos aderentes em Vila Nova de Famalicão.
A iniciativa Hora do Planeta pretende fomentar a sensibilidade mundial sobre o futuro do Planeta e a incentivar à realização de outras pequenas acções que podem marcar u
ma grande diferença, como por exemplo: usar lâmpadas de baixo consumo, desligar o ar-condicionado e preparar uma festa ou jantar à luz de velas com amigos e família.A WWF, entidade responsável pela iniciativa, pretende que esta acção simbólica seja mobilizadora, a nível individual, de uma mudança de hábitos e de uma tomada de consciência permanente de que é necessário travar o aquecimento global. A nível mundial, pretende ser uma chamada de atenção aos Governos para que assumam a sua responsabilidade na criação e manutenção de políticas mitigadoras das alterações climáticas.
sábado, 21 de março de 2009
Água na Terra

Na África e no Médio Oriente existem países que já não têm água. A situação também é dramática no México, Hungria, Índia, China, Tailândia e Estados Unidos.
Algumas soluções para acabar com a falta de água no planeta!
Dessalinização – É possível aproveitar as águas dos mares, se elas forem tratadas em processos de purificação.Já existem projectos de dessalinização da água do mar na Austrália, nos Estados Unidos e no Kuwait.A água obtida por esse processo não é potável, ou seja, não pode ser usada para beber, mas pode ser útil para irrigação e no sistema de esgoto doméstico.
Irrigação – É um processo em que a água é normalmente captada em rios e lagos e transportada através de canos até o local da plantação.
Existem técnicas de irrigação muito antigas, de até 5000 a.C., usadas pelos povos da Mesopotâmia. O aproveitamento das águas do rio Nilo, um dos maiores do mundo, também é muito antigo e fundamental para a região do deserto do Saara no Egipto.
No entanto, menos de 20% das áreas agrícolas de todo o mundo utilizam métodos de irrigação porque é um processo muito caro.
Lição sobre a água
Lição sobre a águaPrimavera

A Primavera na pintura

O Poeta e a Poesia
Dia Mundial da Poesia

Dia Mundial da Árvore - 21 Março

elecido o Dia Florestal Mundial com o objectivo de sensibilizar as populações para a importância da floresta na manutenção da vida na Terra.Primavera

quarta-feira, 18 de março de 2009
Dia do Pai no Mundo

19 Março - Dia do Pai

A História do Dia do Pai
Tudo começou em 1909, quando Sonora Louise Smart Dodd, de Spokane, Washinton, teve a ideia de escolher um dia especial para homenagear os pais, depois de ouvir um sermão no Dia da Mãe.Sonora Dodd queria homenagear o seu pai, William Jackson Smart, um veterano da Guerra Civil. Depois da morte da sua mulher, em 1898, o Sr. Smart passou a cuidar sozinho dos seis filhos do casal numa quinta no leste de Washington.Já adulta, Sonora Dodd compreendeu a força e a generosidade demonstradas pelo seu pai ao criar os filhos sozinho. Com o apoio da Associação Ministerial de Spokane e da Associação de Jovens Cristãos, redigiu uma petição em que recomendava a aceitação de um Dia Internacional do Pai.Graças aos esforços da Sra. Dodd, o primeiro Dia do Pai foi celebrado a 19 de Junho de 1910, em Spokane. Aproximadamente ao mesmo tempo, em vários locais por toda a América começava a comemorar-se um “Dia do Pai” e em 1924 o Presidente Calvin Coolidge apoiou publicamente a ideia de um Dia do Pai a nível nacional.Finalmente, em 1966, o Presidente Lyndon Johnson assinou uma proclamação presidencial, em que decretava o terceiro Domingo de Junho como o Dia do Pai. Em 1972, o Presidente Richard Nixon introduziu o Dia do Pai na lei.A partir desta data, passou a homenagear-se não só o pai, mas todos os homens que representam a figura paterna, como o avô, o padrasto ou o tio.
domingo, 15 de março de 2009
Feira do Livro

O evento, que conhece agora a quinta edição, disponibiliza cerca de 200 mil livros, «a preço de saldo».
O espaço vai funcionar diariamente até 5 de Abril, das 10:00 às 19:00 horas, no primeiro piso do Mercado da Ribeira, na Avenida 24 de Julho.
Em simultâneo, decorre a primeira exposição individual de pintura de Rita Cancela e uma mostra de marionetas artesanais.
Será organizado um atelier de pintura interactiva e um teatro de marionetas, na última semana da feira.
15 Março - Dia Mundial do Consumidor
de Ciências Sociais, em Lisboa, um estudo sobre o consumo dos portugueses. As conclusões desse trabalho indicam que a crise económica tem levado os portugueses a melhorar o seu bem-estar em casa, compensando assim a mudança de hábitos imposta pela crise. "Há melhor alimentação dentro de casa, para as pessoas estarem melhor consigo próprias face à crise", adianta a socióloga. Novo Acordo Ortográfico
Letra grande ou letra pequena?Maiúsculas e minúsculas
1. Terça-feira, como qualquer outro dia da semana:
A. Já se escrevia com minúscula
B. Passa a escrever-se com minúscula
C. Passa a escrever-se com maiúscula
D. Maiúscula e minúscula são deixados ao critério do escrevente
2. As estações do ano e os meses passam a escrever-se como?
A. Sempre em maiúscula
B. Em maiúscula ou minúscula, indiferentemente
C. Sempre em minúscula
D. Em língua estrangeira
3. Correcto é escreverem-se os pontos cardeais:
A. Norte cuja abreviatura é N
B. norte cuja abreviatura é N
C. norte cuja abreviatura é n
D. Nunca por extenso mas abreviados como N ou NO, ou ainda NE
4. Nas formas de tratamento, de cortesia, reverência ou hierárquicas, passa a ser:
A. Obrigatório o uso de maiúscula (Exmo. Sr ou Meretíssimo Juiz, por exemplo)
B. Obrigatório o uso de minúscula (exmo. sr ou meretíssimo juiz, por exemplo)
C. Opcional o uso de maiúscula e de minúscula
D. Incorrecto o uso de minúscula
5. São opcionais os usos de maiúscula:

A. Para ruas, edifícios e disciplinas escolares do currículo
B. Para nomes de terras, países e rios
C. Para instituições governamentais e não governamentais
D. Para designar países
Consulta a solução na BLU
sexta-feira, 13 de março de 2009
Superstições no mundo
ESCÓCIA: Supertições

Utilizar o pé direito para sair de casa ou entrar em qualquer lado evita o azar. Se tropeçar com o pé direito é sinal de alegria.
Sexta-feira 13
O superstição da sexta-feira 13 resulta de dois receios separados, o medo do número 13 e o medo das sextas-feiras. Ambos têm origem na cultura ocidental, particularmente na teologia cristã.
O treze é importante para os cristãos porque é o número
total das pessoas que estavam presentes na Santa Ceia (Jesus e seus 12 apóstolos). Judas, o apóstolo que traiu Jesus, foi o 13º a chegar à ceia.Os cristãos ficam com um pé atrás em relação às sextas-feiras porque Jesus foi crucificado numa sexta. Além disso, alguns teólogos dizem que Adão e Eva comeram o fruto proibido numa sexta-feira e que o Dilúvio também começou numa sexta-feira.
No passado, muitos cristãos jamais começariam um projecto ou uma viagem à sexta-feira, com medo de obter insucesso.
terça-feira, 10 de março de 2009
Cavaleiro da Dinamarca - resumo
aleiro da Dinamarca conta a história de um nobre dinamarquês que vivi
a naquele frio e gélido país do Norte da Europa. Numa noite de Natal, o Cavaleiro, reunido com toda a sua família à volta da lareira, anunciou que tinha decidido partir em peregrinação até Jerusalém, na Terra Santa. A longa viagem, que começaria na Primavera, não permitiria ao Cavaleiro passar o Natal seguinte, em casa. A mulher, os filhos e os criados, que muito o estimavam, ficaram muito tristes por essa longa ausência. Então, o Cavaleiro prometeu que, realizada a viagem, voltaria, dali a dois anos, a tempo da noite de Natal. O Cavaleiro partiu de barco. Ao longo da sua viagem por várias terras, teve muitas experiências e aventuras, durante as quais lhe foram oferecidas riquezas e adquiriu conhecimento, ouvindo histórias e visitando lugares maravilhosos. Chegand
o a Jerusalém, rezou nos Jardim das Oliveiras, banhou-se nas margens do rio Jordão e passou a noite de Natal na gruta de Belém, demorando-se cerca de dois meses na Palestina.
s visitaram as maravilhosas cidades do mar Mediterrâneo, entre as quais Jaffa e Ravena, antes de chegarem a Veneza, onde o Cavaleiro ficou hospedado, durante algum tempo, no palácio do mercador. O Cavaleiro deliciou-se com os muitos monumentos da linda cidade e com as mercadorias mais exóticas de todo o mundo que ali passavam. Um dia, num jantar entre amigos, o mercador contou-lhes a história de Jacob Orso e da sua pupila Vanina, com quem o tutor queria casar um dos seus familiares. Mas quis o destino que Vanina se apaixonasse, numa noite de lua cheia, por Guidobaldo, um capitão de um navio. Este, que passava de gôndola, vendo, durante algum tempo, Vanina pentear o seu longo cabelo dourado na varanda, elogiou-lhe a sua beleza. Em agradecimento, Vanina atirou-lhe o seu pente de marfim e, mais tarde, fugiram juntos num navio, rumo à felicidade. Passado alguns dias, o Cavaleiro decidiu partir e o mercador ofereceu-lhe um cavalo que o levou pelo Norte de Itália.
errara, Bolonha e Florença, onde ficou hospedado em casa do banqueiro Averardo e onde escutou as maravilhosas histórias do pintor Giotto, do seu mestre Cimabue e de Dante, e do amor deste por Beatriz, prematuramente falecida e que o poeta encontrou, em sonhos, no Paraíso.
o ao norte. Em Antuérpia, foi recebido por um banqueiro amigo de Averardo e, num jantar, conheceu um capitão que lhe mostrou três cofres: um, com pérolas, outro, com ouro, e outro, com pimenta, cofres trazidos de uma viagem da rota dos Portugueses pela África.
sa. Mas o escuro e a neve, que entretanto tinham caído, apagaram todos os trilhos dos caminhos e o Cavaleiro perdeu-se. Numa noite escura, onde apenas se distinguiam os olhos dos lobos e se ouvia o som de um urso que se aproximava, o Cavaleiro pediu aos animais uma trégua, naquele dia santo, e eles afastaram-se. Por isso, o Cavaleiro fechou os olhos e rezou a Deus. Quando os abriu, viu ao longe uma claridade que pensou ser uma fogueira feita por algum lenhador. Mais animado, prosseguiu a viagem e, ao aproximar-se, verifi
cou que a claridade, que se tornava cada vez mais intensa, iluminava tudo à sua volta. Foi, então, que o Cavaleiro deparou, muito surpreendido, com a sua casa e com o grande pinheiro do seu jardim iluminado, que os anjos tinham enfeitado com milhares de estrelas para lhe mostrar o caminho.Foi assim que nasceu a tradição do pinheiro de Natal, decorado e iluminado, que a família do Cavaleiro, em memória daquela ajuda divina, passou a fazer todos os anos. Da Dinamarca, este costume espalhou-se para o resto do mundo. Os 50 anos da Barbie

A decoração da casa, "toda cor-de-rosa", foi feita a pedido da Mattel por Jonathan Adler, decorador de interiores bastante apreciado pelas celebridades.
uedo mais vendido do mundo, e ao longo dos anos foi ganhando cada vez mais admiradores. Hoje, tem um fã-clube com 18 milhões de membros.domingo, 8 de março de 2009

Elas cantam quando querem chorar.
Elas choram quando estão felizes.
E riem quando estão nervosas.
Elas lutam por aquilo em que acreditam.
Elas levantam-se contra a injustiça.
Elas não levam "não" como resposta quando
acreditam que existe melhor solução.
Elas andam sem novos sapatos
para as suas crianças poderem tê-los.
Elas vão ao médico com uma amiga assustada.
Elas amam incondicionalmente.
Elas choram quando as suas crianças adoecem
e se alegram quando suas crianças ganham prémios.
Elas ficam contentes quando ouvem sobre
um aniversário ou um novo casamento.
Pablo Neruda
8 Março - Dia Internacional da Mulher
PORQUÊ O DIA 8 DE MARÇO?
Neste dia, do ano de 1857, as operárias de uma fábrica de texteis de Nova Iorque entraram em greve, ocupando a fábrica, para reivindicarem a redução de um horário de mais de 16 horas por dia, para 10 horas. Estas operárias que, pelas suas 16 horas de trabalho, recebiam menos de um terço do salário dos homens, foram fechadas na fábrica onde, entretanto, se “declarara” um incêndio, e cerca de 130 mulheres morreram queimadas.
Em 1910, numa conferência internacional de mulheres realizada na Dinamarca, foi decidido, em homenagem àquelas mulheres, comemorar o 8 de Março como "Dia Internacional da Mulher". De então para cá o movimento a favor da emancipação da mulher tem tomado forma, tanto em Portugal como no resto do mundo.
quarta-feira, 4 de março de 2009
Sexualidade

domingo, 1 de março de 2009
Concurso de Leitura - 2ª fase
- Leandro, Rei da Helíria - Alice Vieira
- Venenos de Deus e Remédios de Diabo - Mia Couto
- A Viagem do Elefante - José Saramago
Concurso de Leitura - 2ª fase











