sábado, 14 de fevereiro de 2009

S. Valentim ao longo dos tempos


Tradições do Dia de São Valentim
Há muitas tradições associadas ao dia de São Valentim, estas variam de país para país.Por exemplo, nas Ilhas Britânicas, no tempo dos Celtas, as crianças costumavam vestir-se de adultos e cantavam de porta em porta, celebrando o amor; hoje no País de Gales, os apaixonados trocam entre si prendas, como colheres de madeira com corações gravados, chaves e fechaduras, que significam «Só tu tens a chave do meu coração».

Na Idade Média, em França e actualmente em Inglaterra, no dia 14 de Fevereiro, os jovens sorteiam os nomes dos seus pares que são cosidos nas mangas, durante uma semana. Se alguém trouxer um coração pregado na camisola, isso significa que essa pessoa está apaixonada.

Ao longo dos tempos, as tradições de São Valentim foram adquirindo um grau de complexidade cada vez maior, foram-se criando novas tradições, lendas e brincadeiras, como é o caso das mensagens dos apaixonados.A tradicional troca de cartões, cartas e bilhetes no dia 14 de Fevereiro teve origem na própria lenda de São Valentim, este teria deixado um bilhete à filha do seu carcereiro.

No século XV, Charles, o jovem duque de Orleães, terá sido o primeiro a utilizar cartões de São Valentim. Este, enquanto esteve preso na Torre de Londres, após a batalha de Agincourt em 1945, terá enviado, por altura de São Valentim, vários poemas e bilhetes de amor à sua mulher que se encontrava em França.

Durante o século XVII era costume os apaixonados escreverem poemas originais, ou não, em pequenos cartões que enviavam aos eleitos(as) do seu coração. Mas, foi a partir de 1840, na Inglaterra vitoriana, que as mensagens de São Valentim passaram a ser uniformizadas. Os cartões passaram a ser enfeitados com fitas de tecido e papel especial e continham textos que ainda hoje nos são familiares, como é o caso de «would you be my Valentine».Nos dias de hoje, é entre os mais novos que estas mensagens de São Valentim são mais populares, sendo uma forma de expressarem as suas paixões.