segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

O Pai Velho - Lindoso



A tradição volta a cumprir-se no Lindoso, Ponte da Barca e já esta terça-feira sai às ruas da pequena aldeia o típico desfile de carros de bois acompanhada dos bombos e tropelias dos mais novos, anunciando a chegada do carro do Pai Velho.


A tradição é ancestral, com o povo a assinalar o Entrudo e a transposição entre o Inverno e a Primavera, mas cada vez mais acontece perante o olhar atento de centenas turistas que marcam presença na aldeia.
As estações são representadas por dois carros de bois: O do Pai Velho, composto por ervas secas, e o das Ervas, elaborado à base de vegetação verde. Tal como antigamente, o cortejo, em que desfilam os dois carros, engalanados, tilintando de campainhas e com as cangas ornamentadas com ramos de flores, percorre as ruas da pequena povoação. Em frente aos espigueiros e à eira comunitária, e tendo como cenário o Castelo Medieval, o busto de madeira do Pai Velho é transportado, sempre, a cada Entrudo, nas manhãs de Domingo e Terça-feira. Atrás, seguem as rusgas de concertinas, bombos, ferrinhos e castanholas, não faltando as máscaras dos foliões, disfarçados com trajes tradicionais. E sempre com brincadeiras e tropelias, onde não falta o habitual carro de bois, “personificado” por quatro jovens da terra, que avança descontrolado contra os curiosos, para delírio do povo. Para além da “saída” do Pai Velho, o prato forte está, contudo, reservado para o “momento da catarse”, em que a povo lembra ao poder, seja a Junta, o Pároco ou os antigos Regedores, alguns problemas ou episódios da vida quotidiana.